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Questionário Atualidades
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Esse questionário foi criado pela AEJE e respondido por um de nossos associados, abordando a diferença na rotina dos escritórios de advocacia diante da pandemia de Covid-19. Confira.
1. O escritório está funcionando presencialmente, em home office ou em modelo híbrido.
Estamos funcionando em home office desde março de 2020.
2. Quais as maiores dificuldades para a gestão do escritório, nesta época de pandemia?
A nossa área de TI foi bastante eficiente e conseguiu colocar todo o grupo conectado e em perfeitas condições de trabalho. Não houve qualquer prejuízo e nenhum problema em relação ao cumprimentos dos prazos e atendimento dos nossos clientes. A maior dificuldade vivenciada, sem dúvida, é a integração das pessoas, a falta de contato, e o esgotamento de todos em relação ao tempo de reclusão.
3. Houve alguma dificuldade ou resistência das equipes em implantar o trabalho home office? Os profissionais se adaptaram rápido?
Não houve problema e não houve resistência. Até porque, em meados de 2019, já havíamos iniciado um projeto piloto para implementação parcial do home office. Já tínhamos 20 pessoas trabalhando no modelo, o que facilitou a adaptação de todos. Além do mais, todos entenderam que a nossa prioridade era a saúde e a segurança de todos, e acabaram participando e se engajando na decisão.
4. Foi contratada uma assessoria pelo escritório para enfrentar este momento pandêmico? Caso positivo, em quais áreas (estrutural, negocial, psicológica, etc)?
Sim. Contamos com apoio de uma consultoria na área de psicologia e pessoas.
5. Quais as áreas do direito que mais cresceram no ano de 2020? Quais áreas devem ter destaque em 2021?
No nosso caso, implementamos duas novas áreas de atuação (Proteção de dados e Recuperação e Reestruturação de empresas). Além disso, percebemos um crescimento na consultoria trabalhista e tributária.
6. Passada esta pandemia ou normalizada um pouco a situação, o escritório voltará ao trabalho presencial, ou adotará de forma permanente o modelo do home office ou híbrido?
Já definimos que só retomaremos qualquer atividade presencial quando todo o nosso grupo estiver vacinado. Enquanto isso não acontecer, seguiremos em home office total. Após a imunização de todos, as atividades serão presenciais e remotas. Ou seja, o estratégico será presencial e a tarefa será remota.
7. Quais as tendências e perfil de expectativas e da demanda de mercado para as áreas jurídicas atendidas, ou não, por seu escritório nos próximos cinco anos?
Acredito que a tendência seja a ampliação de atividades remotas, com os clientes priorizando a qualificação. Na minha avaliação, um movimento que já vinha sendo percebido, no sentido de rever a dependência do Poder Judiciário, deverá ser ampliado. Áreas como ambiental, proteção de dados, regulatório, trabalhista, tributário, e o próprio compliance, devem crescer.
8. Em função da pandemia, com um programa permanente de análise da rentabilidade dos clientes visando fidelização dos lucrativos, incremento da lucratividade dos medianamente ou não lucrativos, bem como a exclusão de clientes não lucrativos?
Independentemente da pandemia, a avaliação da estratégia deve ser permanente. Não há mais possibilidade de se manter operações não sustentáveis.